Educação ambiental à luz do referencial curricular do Paraná: limites e ausências

Resumo

A Educação Ambiental, ao longo dos últimos anos, tem sido silenciada nos documentos oficiais, principalmente na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) que a secundarizou como um tema contemporâneo transversal, estando à mercê do engajamento dos Sistemas Educacionais para a implementação de um currículo que inclua essa temática como prática social. Levando em conta essas considerações, o presente artigo teve por objetivo analisar a inserção da Educação Ambiental no Referencial Curricular do Paraná (PARANÁ, 2018), o modo como ela se apresenta, bem como identificar nesse documento termos que se referem à Educação Ambiental e suas relações com a tendência Crítica. Optamos por utilizar a pesquisa documental e análise de conteúdo e identificamos a falta de clareza e compromisso significativo centrados em uma perspectiva crítica, emancipatória e transformadora dos educandos. Neste sentido, evidenciamos a articulação da Educação Ambiental mais explícita na Educação Infantil e à medida que o nível de escolaridade aumenta, esta especificidade da educação formal abordada como um dos temas contemporâneos vai se descaracterizando e limitando-se, somente a algumas disciplinas. Também constatamos que o Referencial poderia abordar a Educação Ambiental de forma mais ampla, explícita, integrada, na perspectiva da totalidade em toda Educação Básica, uma vez que esse documento se constitui num fio condutor para ancorar o processo ensino-aprendizagem.

 

Palavras-chave: Educação Ambiental. Educação Básica. Currículo Escolar. Política Pública.

Biografia do Autor

Aline Sirlene de Souza, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Jacarezinho, Paraná, Brasil.

Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Jacarezinho, Paraná, Brasil. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPEd/UENP).  e-mail: alinesirlene@gmail.com

Magali de Fátima Monteiro, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Jacarezinho - Paraná - Brasil

Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Jacarezinho, Paraná, Brasil. Mestranda em Educação pelo Pós-Graduação em Educação (PPEd - UENP). e-mail: magali.famont@gmail.com

Jorge Sobral da Silva Maia, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Jacarezinho - Paraná - Brasil

Professor Associado na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Jacarezinho, Paraná, Brasil. Pós-doutor pelo Instituto de Biociências da UNESP campus Botucatu/SP. e-mail: sobralmaia@uenp.edu.br

Publicado
2020-12-03
Como Citar
SOUZA, A.; MONTEIRO, M.; MAIA, J. Educação ambiental à luz do referencial curricular do Paraná: limites e ausências. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 15, n. 41, p. 177-196, 3 dez. 2020.