Educação ambiental à luz do referencial curricular do Paraná: limites e ausências
Resumen
A Educação Ambiental, ao longo dos últimos anos, tem sido silenciada nos documentos oficiais, principalmente na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) que a secundarizou como um tema contemporâneo transversal, estando à mercê do engajamento dos Sistemas Educacionais para a implementação de um currículo que inclua essa temática como prática social. Levando em conta essas considerações, o presente artigo teve por objetivo analisar a inserção da Educação Ambiental no Referencial Curricular do Paraná (PARANÁ, 2018), o modo como ela se apresenta, bem como identificar nesse documento termos que se referem à Educação Ambiental e suas relações com a tendência Crítica. Optamos por utilizar a pesquisa documental e análise de conteúdo e identificamos a falta de clareza e compromisso significativo centrados em uma perspectiva crítica, emancipatória e transformadora dos educandos. Neste sentido, evidenciamos a articulação da Educação Ambiental mais explícita na Educação Infantil e à medida que o nível de escolaridade aumenta, esta especificidade da educação formal abordada como um dos temas contemporâneos vai se descaracterizando e limitando-se, somente a algumas disciplinas. Também constatamos que o Referencial poderia abordar a Educação Ambiental de forma mais ampla, explícita, integrada, na perspectiva da totalidade em toda Educação Básica, uma vez que esse documento se constitui num fio condutor para ancorar o processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Educação Básica. Currículo Escolar. Política Pública.
Derechos de autor 2020 Aline Sirlene de Souza, Magali de Fátima Monteiro, Jorge Sobral da Silva Maia

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.

*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.