As Práticas educomunicativas como um caminho para uma educação libertadora
Resumo
A educação passa por transformações e reformulações desde a época dos Jesuítas, atualmente o principal foco das discussões neste campo é a reflexão sobre uma educação alinhada as necessidades da atualidade. Na perspectiva da Educomunicação entende-se a necessidade de um ensino dialogado, participativo e produtor de conhecimento. O objetivo deste artigo é compreender o papel da educação, na perspectiva da Educomunicação, como contraponto ao caminho histórico da educação no Brasil. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica para uma investigação qualitativa descrita por Bogdan e Biklen (1994), enfatizando a descrição, a indução, a teoria fundamentada e o estudo das percepções das pessoas. Para isso, os principais autores utilizados são Paulo Freire (1980; 2019) com sua pedagogia libertadora, Antonio Gramsci (1991) com a relação que faz entre educação e política e Ismar Soares (2011) que se debruça nos estudos sobre as práticas educomunicativas. Concluímos com este estudo que é urgente repensar as práticas educativas para que sejam efetivamente voltadas para a formação de cidadãos conscientes, críticos e criativos, sendo a Educomunicação um caminho viável para uma educação para a cidadania.
Copyright (c) 2020 Patricia Helena de Ribeiro Munhoz Costa, Peri Mesquida, Rafael Furtado da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.