Os exames para professores no Regulamento de 1857 na Província do Paraná
Resumo
Este artigo, apoiado em pesquisa da legislação educacional paranaense do ano de 1857, e no relatório do Inspetor Geral da Instrução Pública, do mesmo ano, centra-se em analisar o papel dos exames na formação de professores. Para tanto, este trabalho fundamenta-se em autores como Saviani (2005, 2008, 2015), Castanha (2006), Vidal e Faria Filho (2005), Ribeiro (2011), Wachowicz (1984) e Miguel (1999, 2004, 2008). Entendemos que o quadro educacional do Paraná antes da separação de São Paulo em 1853, era marcado pela ausência de professores preparados e condições adequadas ao ensino do método mútuo, cuja promulgação da Lei de 15 de outubro de 1827 oficializa sua aplicação nas escolas de primeiras letras do país. Assim se constitui a primeira forma de preparação dos professores, dado que esses deveriam se instruir no referido método. No Paraná, após sua emancipação, proveniente dos acontecimentos políticos e econômicos do período, ocorre a promulgação do Regulamento de 8 de abril de 1857, onde os exames se configuram no principal meio de preparo dos professores. Conclui-se que, os exames destinados aos futuros professores se constituíam não apenas num instrumento de averiguação de conhecimentos mínimos e habilidades, mas num meio de legitimar e perpetuar uma forma particular de “ser” professor, ligado a um programa moralizante.
Copyright (c) 2020 Rudá Morais Gandin, Maria Elisabeth Blanck Miguel
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.