Organismos Internacionais: outros sentidos para aprendizagens essenciais e conhecimento escolar
Resumo
No artigo, resultante de um estudo de base documental, interrogam-se indicações presentes em textos de reconhecidos Organismos Internacionais (OIs), os quais, desde uma perspectiva global, orientam a formulação de políticas curriculares para sistemas nacionais de ensino. Nesse âmbito, analisam-se os deslocamentos de sentidos que vão sendo mobilizados para os conceitos de aprendizagens essenciais e conhecimento escolar em contextos de prescrição curricular. Defende-se no trabalho, que os deslocamentos operados nestes dois conceitos centrais da formação escolar formam parte de um movimento supranacional de fundo liberal e de racionalidade instrumental, que segue definindo distintos contornos para currículos na Educação Básica.
Copyright (c) 2021 JUARES DA SILVA THIESEN, ZENILDE DURLI
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.