Percepções de Professores da Educação Infantil sobre a Inserção da Criança no Mundo da Escrita

Resumo

Por meio de respostas a um questionário e a entrevistas recorrentes, professoras de uma rede pública de Educação de uma cidade de Santa Catarina, indicaram suas percepções acerca da inserção da criança no mundo da escrita. Foram 120 professores que responderam ao questionário, dos quais seis também concederam entrevista. Os dados foram analisados de acordo os pressupostos da Análise de Conteúdo. Os autores que dão sustentação teórica são Brandão e Leal (2018), Castro e Coelho (2009), Kleiman (2009), Kishimoto (2010) e Soares (2018). Os resultados indicam que as professoras percebem a necessidade do reconhecimento da função social da escrita por parte das crianças. Também o trabalho envolvendo os gêneros textuais ficou evidenciado. O letramento parece ser um fator norteador das atividades propostas, embora aspectos ligados ao sistema de escrita também tenham sido enunciados.

Biografia do Autor

Rosana Mara Koerner, Universidade da Região de Joinville

Universidade da Região de Joinville. Joinville, SC, Brasil. Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. e-mail: rosanamarakoerner@hotmail.com

Marly Krüger de Pesce, Universidade da Região de Joinville

Universidade da Região de Joinville. Joinville, SC, Brasil. Doutora em Educação-PUC-SP. e-mail: marlykrugerdepesce@gmail.com

 

Leila Regina Leidens Arcari, Universidade da Região de Joinville. Joinville, SC, Brasil

Mestre em Educação pela UNIVILLE

Publicado
2021-03-30
Como Citar
KOERNER, R.; DE PESCE, M.; ARCARI, L. Percepções de Professores da Educação Infantil sobre a Inserção da Criança no Mundo da Escrita. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 16, n. 42, p. 182-206, 30 mar. 2021.