Alargamento das Funções da Escola: as brumas do neoliberalismo
Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender os efeitos do projeto Acreditar é investir e as estratégias efetivadas pelo mesmo na vida dos estudantes jovens. Utilizamos como sustentação os estudos desenvolvidos por Michel Foucault e Alfredo Veiga-Neto e alguns conceitos-ferramenta como governamento, biopoder e biopolítica. Realizamos entrevistas semiestruturadas com os funcionários e ex-funcionários da escola e redes de narrações com os adolescentes que participaram do mesmo. A partir das análises foi possível construir dois eixos para discussão: o primeiro mostra que o referido projeto produz efeitos na escola contemporânea alargando consideravelmente as suas funções; e o segundo evidencia as estratégias operadas pelo projeto no intuito de produzir um sujeito-empresa que desenvolva uma vontade de investir constantemente em si mesmo e em seu capital humano. Assim o projeto funciona como estratégia biopolítica que gerencia possíveis riscos sociais.
Copyright (c) 2021 Guilherme Botelho Chagas, Sr.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.