Educação no Brasil em tempos de pandemia

Resumo

Educação no Brasil em tempos de pandemia é uma reflexão acerca da função da educação no referido contexto histórico-social. Abrange relações derivadas do trabalho docente e da gestão escolar, movidas pelas mudanças sociais, econômicas, políticas, educacionais e, tecnológicas. Objetivamos refletir sobre o contexto educacional brasileiro, no que tange ao trabalho docente e aos processos de gestão no intento de ressignificar a função da educação, enquanto construtora da autonomia e cidadania dos educandos, no contexto das ações educativas em tempos de pandemia, em que somos urgidos a agir e a decidir na incerteza. É uma pesquisa documental, fundamentada nos estudos de Adorno (1995), Bittar (2007), Dias e Porto (2010), Muller (2017), Perrenoud (200), ancorada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96 e nas recomendações da UNESCO (2020), incluindo a Força-tarefa internacional para ajuda aos professores. As reflexões e conceitos se pautam na ressignificação da educação como direito de todos. Percebe-se as fragilidades na organização temporal, estrutural em relação ao que se recomenda e ao que se constrói entre os sujeitos e a não efetiva função social da escola, bem como a integração de toda a sociedade brasileira, nestes tempos de pandemia.

Palavras-chave:  Educação. Professores. Estudantes. Pandemia.

Biografia do Autor

Sirley Terezinha Filipak, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Curitiba - PR. Doutora em Educação pela PUC`PR. email: sirley.filipak@pucpr.br

Mirian Célia Castellain Guebert, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Curitiba - PR. Doutora em  Educação, História, Política e Sociedade, pela PUCSP. email: mirian.castellain@pucpr.br

Valdir Borges, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Curitiba - PR. Doutor em Educação, pela PUCPR. email: borges.valdir@pucpr.br

Publicado
2022-04-04
Como Citar
FILIPAK, S.; GUEBERT, M. C.; BORGES, V. Educação no Brasil em tempos de pandemia. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 17, n. 45, p. 186-207, 4 abr. 2022.