Educação no Brasil em tempos de pandemia
Resumo
Educação no Brasil em tempos de pandemia é uma reflexão acerca da função da educação no referido contexto histórico-social. Abrange relações derivadas do trabalho docente e da gestão escolar, movidas pelas mudanças sociais, econômicas, políticas, educacionais e, tecnológicas. Objetivamos refletir sobre o contexto educacional brasileiro, no que tange ao trabalho docente e aos processos de gestão no intento de ressignificar a função da educação, enquanto construtora da autonomia e cidadania dos educandos, no contexto das ações educativas em tempos de pandemia, em que somos urgidos a agir e a decidir na incerteza. É uma pesquisa documental, fundamentada nos estudos de Adorno (1995), Bittar (2007), Dias e Porto (2010), Muller (2017), Perrenoud (200), ancorada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96 e nas recomendações da UNESCO (2020), incluindo a Força-tarefa internacional para ajuda aos professores. As reflexões e conceitos se pautam na ressignificação da educação como direito de todos. Percebe-se as fragilidades na organização temporal, estrutural em relação ao que se recomenda e ao que se constrói entre os sujeitos e a não efetiva função social da escola, bem como a integração de toda a sociedade brasileira, nestes tempos de pandemia.
Palavras-chave: Educação. Professores. Estudantes. Pandemia.
Copyright (c) 2022 Sirley Terezinha Filipak, Mirian Célia Castellain Guebert, Valdir Borges
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.