A avaliação no ensino superior e suas implicações para a aprendizagem do letramento acadêmico
Resumo
A leitura e a escrita configuram-se como duas aprendizagens que possuem um grande prestígio social. No contexto da universidade, ambas conservam um papel central, visto que estão presentes nas mais variadas atividades desenvolvidas. No entanto, apesar dessa notável atuação, ambas são responsáveis por uma série de dificuldades enfrentadas pelos discentes universitários. Em mesma direção, a avaliação emerge como um aspecto fundante da prática educativa, possibilitando aos docentes um diagnóstico acerca das aprendizagens adquiridas pelos sujeitos, bem como, sobre a efetividade de suas próprias práticas de ensino. Neste sentido, esse trabalho objetiva apresentar as principais dificuldades referentes à leitura e à escrita vivenciadas pelos estudantes universitários e refletir sobre o papel da avaliação no processo de superação de tais dificuldades. A pesquisa que sustenta esse trabalho possui ancoragem em princípios qualitativos. Para coleta das informações foram realizadas entrevistas narrativas individuais. As discussões aqui engendradas contaram com as contribuições de Almeida (1997); Luckesi (2002); Mateos (2009); Coulon (2017); Silva e Oliveira (2021). O estudo possibilitou verificar que há a confluência de uma série de concepções e práticas de avaliação da leitura e da escrita sendo desenvolvidas no meio universitário. Bem como possibilitou ratificar a importância do uso da avaliação como um instrumento acolhedor das dificuldades dos estudantes.
Copyright (c) 2022 Fabrício Oliveira da Silva, Andrea Santana de Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.