Epistemologias e metodologias invertidas nas pesquisas colaborativas e solidárias em educação: desafios e perspectivas
Resumo
Este artigo é um convite à reflexão sobre os desafios e perspectivas nas pesquisas educacionais, sob a égide da interdisciplinaridade. Precipuamente, será abordado o processo de construção do objeto de estudo à transformação da realidade social, e o escape da rigidez do método para o rigor metodológico. Em seguida, a partir dos Grupos de Pesquisa Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES) e Políticas Públicas e Gestão da Educação (EDUCATIO), da Universidade do Estado da Bahia, apresentam-se desenhos de pesquisas em representações sociais, gestão e políticas públicas aplicadas à educação na contemporaneidade.
Copyright (c) 2022 Natanael Reis Bomfim, Gabriela Sousa Rêgo Pimentel
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.