Retomando Vygotsky, sua teoria, seu ensino

  • Silvia Szterling Munimos Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Resumo

Vygotsky goza de uma posição privilegiada no campo pedagógico brasileiro e conceitos como os de Zona de Desenvolvimento Proximal, embora nem sempre bem compreendidos, são rapidamente endossados por professores atuantes e em formação. Contudo, a julgar pela baixa qualidade do ensino público em nosso país, eles não têm sido efetivamente operativos na prática pedagógica. É propósito deste artigo revisitar as obras de Vygotsky publicadas em língua portuguesa e precisando o sentido de sua Psicologia Sócio-Histórico e do projeto de escola que dela emana avaliar em que medida eles conservam seu vigor como referencial teórico para a reflexão sobre o persistente problema do fracasso escolar entre nós. Trata-se pois de uma pesquisa bibliográfica que vai além da mera revisão na medida que pensada em função deste desafio premente que é a construção de uma escola pública de qualidade para o conjunto da população brasileira em idade escolar. Tem por resultado o equacionamento do problema, apontando possíveis vias para seu enfrentamento, para concluir que é no chão da sala de aula que a teoria vygotskyana encontra, afinal, sua razão de ser, no fazer cotidiano do professor mais do que nos quadros macrossociais da política educacional.

Publicado
2022-08-30
Como Citar
MUNIMOS, S. Retomando Vygotsky, sua teoria, seu ensino. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 17, n. 46, p. 157-173, 30 ago. 2022.