Retomando Vygotsky, sua teoria, seu ensino
Resumo
Vygotsky goza de uma posição privilegiada no campo pedagógico brasileiro e conceitos como os de Zona de Desenvolvimento Proximal, embora nem sempre bem compreendidos, são rapidamente endossados por professores atuantes e em formação. Contudo, a julgar pela baixa qualidade do ensino público em nosso país, eles não têm sido efetivamente operativos na prática pedagógica. É propósito deste artigo revisitar as obras de Vygotsky publicadas em língua portuguesa e precisando o sentido de sua Psicologia Sócio-Histórico e do projeto de escola que dela emana avaliar em que medida eles conservam seu vigor como referencial teórico para a reflexão sobre o persistente problema do fracasso escolar entre nós. Trata-se pois de uma pesquisa bibliográfica que vai além da mera revisão na medida que pensada em função deste desafio premente que é a construção de uma escola pública de qualidade para o conjunto da população brasileira em idade escolar. Tem por resultado o equacionamento do problema, apontando possíveis vias para seu enfrentamento, para concluir que é no chão da sala de aula que a teoria vygotskyana encontra, afinal, sua razão de ser, no fazer cotidiano do professor mais do que nos quadros macrossociais da política educacional.
Copyright (c) 2022 Silvia Szterling Munimos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.