Práticas meditativas, educação e perspectiva decolonial
Resumo
Este artigo tem como objetivo levantar indícios de possibilidades de enfrentamento e superação dos pilares que sustentam a Modernidade/Colonialidade a partir da abordagem decolonial, no campo educativo das práticas meditativas. Os dados são oriundos de levantamento e estudo de produções encontradas no Google Acadêmico, nos portais da Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Referem-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico-documental, de objetivos descritivos e analíticos. As análises tomam como base o pensamento de autoras/es sob a perspectiva decolonial. Há fortes indícios, a partir do referencial teórico, de que os dados apontam para um fortalecimento da postura a-política, de ausência ou incipiente engajamento direto, do sujeito em detrimento do social, que ajudam a fazer a permanência e reafirmação do status quo, isto é, dos pilares da Modernidade/Colonialidade.
Copyright (c) 2022 Renata Sieiro Fernandes, Beatriz Bertassi, Norma Silvia Trindade de Lima
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.