Pesquisa-ação na formação continuada de professores do ensino fundamental sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação
Resumo
A inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação tem acontecido nas escolas com maior frequência nos últimos anos, exigindo uma formação específica dos professores. A formação continuada representa a possibilidade de novas aprendizagens e de desenvolvimento profissional docente. Este artigo tem como objetivo analisar o movimento transformador nos usos das tecnologias digitais por professoras de anos iniciais do ensino fundamental participantes de uma pesquisa-formação a partir dos princípios metodológicos da pesquisa-ação. Este tipo de pesquisa visa envolver os participantes na situação investigada por meio de um processo cíclico de reflexão coletiva. Neste estudo, foram realizados seis encontros formativos com as professoras participantes, que ocorreram, em 2019 e 2020, antes e durante a pandemia. Os encontros de formação com as professoras foram gravados e filmados, cujo material constitui os dados da pesquisa. A análise dos dados indica que houve um envolvimento significativo das professoras nos estudos e reflexões e uma apropriação substancial do uso das tecnologias digitais, intensificado no processo de virtualização das aulas. Os resultados deixam transparecer o movimento dialético na transformação das práticas das professoras, assim como no entendimento do papel das tecnologias digitais para o processo educativo.
Copyright (c) 2022 Marly Krüger de Pesce, Anelise Muxfeldt Trentini
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.