A neurociência e as tecnologias em favor dos alunos com transtornos de aprendizagem
Resumo
A partir da questão: com a promulgação da Lei nº 13.146/2015, que instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência, qual tem sido o interesse dos pesquisadores brasileiros sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) como suporte nos processos de ensino e aprendizagem de alunos com transtornos de aprendizagem? Para responder essa questão foi feito um artigo com o objetivo de fazer uma revisão das pesquisas, dissertações e teses, que analisaram o uso das TDIC no processo de ensino e aprendizagem de alunos com Transtornos de aprendizagem. Assim, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e, o procedimento técnico utilizado foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados revelam que essa Lei provocou inquietude nos pesquisadores e, despertou o interesse pelo uso das TDIC de forma assistiva, conceituadas como Tecnologias Assistivas, para prover o suporte dos alunos com transtornos de aprendizagem. Percebeu-se que a neurociência, têm sido uma aliada na sala de aula e, tem contribuído para a compreensão da não aprendizagem e, quando acontece o diálogo entre diferentes áreas como, a neurociência, a educação e as tecnologias, a educação torna-se mais inclusiva. As pesquisas também indicaram que as instituições de ensino não são inclusivas só por que recebem os alunos que possuem transtornos de aprendizagem e/ou deficiências, mas sim quando apresentam estruturas físicas, pedagógicas e corpo docente capacitado para possibilitar os processos de ensino e aprendizagem adequados, extraindo dos alunos que possuem transtornos de aprendizagem e/ou deficiências o máximo de seu potencial.
Copyright (c) 2022 Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Rafael Vicente Rosa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.