Paradigmas e currículo do Programa Alagoano em Tempo Integral em Santana do Ipanema - Alagoas: Parâmetros da Escola em Tempo Integral
Resumo
Este artigo tem como proposta iniciar as discussões no campo filosófico, social e cultural que necessitam ser repensadas e discutidas com a finalidade de promover a reflexão crítica sobre a escola em tempo integral e seu currículo. Na primeira etapa deste capítulo trabalhamos com os pressupostos e teóricos da educação em tempo integral com John Dewey, Anísio Teixeira e Dary Ribeiro. Em seguida labutamos com o currículo em sua implementação, destacamos o processo para construção da investigação baseado nas percepções e significados dos atores pertencentes à comunidade escolar. As três categorias de análise nas quais o enfoque de acesso corresponde à adequação da matriz curricular a necessidades da comunidade escolar como também as características de insumos; os recursos pedagógicos possibilitam o desenvolvimento dos ideais da escola e os impactos são mais fortemente trabalhados, sendo o ponto nevrálgico da dialética educacional.
Copyright (c) 2022 Francisco Carvalho de Melo Neto
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