Processos reflexivos formativos na pandemia: interface entre um programa de mentoria e a iniciação na docência
Resumo
Este artigo objetiva analisar as implicações do Programa de Mentoria online, Construir Docência (Construdoc), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB para o processo reflexivo formativo de duas professoras iniciantes na carreira docente do Estado de São Paulo e uma professora mentora do ensino superior, do Estado da Bahia. Para tanto, realizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. A pesquisa foi desenvolvida em três encontros na plataforma google meet e diálogos em grupo de WhatsApp. Os dados revelam que os/as professores/as em início de carreira necessitam do suporte de professores/as mais experientes, dos/as gestores/as, da parceria entre escolas e universidades, e, sobretudo, das políticas públicas educacionais direcionadas para fase inicial da carreira, visto que se trata de um período permeado por desafios e aprendizagens da profissão docente. Isso ficou evidente com a pandemia, que afetou a saúde do/a professor/a, trouxe sentimento de insegurança e incerteza, intensificou a jornada de trabalho, ou seja, tornou o trabalho docente mais árduo, o que desfavoreceu a profissão docente. Essa realidade permitiu perceber que um/a docente não se desenvolve sozinho e de forma isolada na profissão, mas a partir de experiências coletivas, e, especificamente, em um local de trabalho que favoreça o crescimento, a formação e a atuação profissional.
Copyright (c) 2022 Lilian Moreira Cruz, Cosmerina de Souza de Carvalho, Lívia Andrade Coelho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.