Valorização da carreira docente e impactos no trabalho pedagógico: desempenho, incentivos e promoções
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir a valorização da carreira docente e seus impactos no trabalho pedagógico, considerando incentivos e promoções ao professorado. Sua relevância consiste em trazer à luz da discussão a temática das precárias condições de trabalho e salários que não condizem com a formação docente, se comparados a outros segmentos profissionais e que, no imaginário social, parece ser antiético se falar. São apresentados resultados parciais de uma pesquisa realizada ao longo do Mestrado em Letras, pela UEMASUL, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com o seguinte número do CAAE: 56529422.9.0000.5554. Os principais pressupostos teóricos que fundamentam as análises e interpretações são de Alves e Pinto (2011), Gatti e Barreto (2009), Schmitt, Vieira e Martins (2018), Silva (2012). A metodologia consiste em uma investigação qualitativa, exploratória, analítico-interpretativa, a partir do cruzamento dos dados obtidos em observação no campo de investigação original, em questionário online, comparados a resultados de outros estudos aqui elencados. Percebeu-se que existem poucas investigações a respeito do tema e os principais resultados demonstram que parte expressiva dos colaboradores se encontra insatisfeita em relação às longas jornadas de trabalho e dobra de turno, bem como à necessidade de se ocupar com outras atividades remunerativas, o que parece prejudicar o trabalho docente.
Copyright (c) 2022 Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Maria da Guia Taveiro Silva, Gilberto Freire de Santana
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.