Meninas e meninos nas aulas de Educação Física e na escola nas décadas de 1960 e 1970 em Rio Azul-PR: O que poderia um corpo?
Resumo
Este estudo é parte dos resultados oriundos de uma dissertação de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), de Irati-PR e tem como objetivo analisar as relações sociais estabelecidas sobre os corpos masculinos e femininos no contexto escolar, principalmente na Educação Física durante as décadas de 1960 e 1970 numa escola de Rio Azul-PR. Para isso, foram organizados dois grupos focais com mulheres ex-alunas que estudaram em Rio Azul-PR neste período. Foi constatado como as questões que envolviam corpo e gênero estavam presentes nas instituições escolares, a partir dos tipos de atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física e sobre as vestimentas utilizadas pelas alunas durante esta disciplina. Também foi verificado que a literatura acadêmica brasileira preza pelas aulas em conjunto entre meninos e meninas, mas que necessitam contar com apoio do professor para que não reproduzam possíveis conflitos entre os gêneros já existentes.
Copyright (c) 2022 Nelson Princival Junior, Gláucia Andreza Kronbauer
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.