Meninas e meninos nas aulas de Educação Física e na escola nas décadas de 1960 e 1970 em Rio Azul-PR: O que poderia um corpo?
Resumo
Este estudo é parte dos resultados oriundos de uma dissertação de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), de Irati-PR e tem como objetivo analisar as relações sociais estabelecidas sobre os corpos masculinos e femininos no contexto escolar, principalmente na Educação Física durante as décadas de 1960 e 1970 numa escola de Rio Azul-PR. Para isso, foram organizados dois grupos focais com mulheres ex-alunas que estudaram em Rio Azul-PR neste período. Foi constatado como as questões que envolviam corpo e gênero estavam presentes nas instituições escolares, a partir dos tipos de atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física e sobre as vestimentas utilizadas pelas alunas durante esta disciplina. Também foi verificado que a literatura acadêmica brasileira preza pelas aulas em conjunto entre meninos e meninas, mas que necessitam contar com apoio do professor para que não reproduzam possíveis conflitos entre os gêneros já existentes.
Copyright (c) 2022 Nelson Princival Junior, Gláucia Andreza Kronbauer
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