Digital literacy and care for the environment: a current need
Resumo
A alfabetização digital era necessária para poder realizar a formação de estudantes universitários na modalidade virtual ou híbrida durante a pandemia, essa geração atual participando de uma comunidade global possui muitas ferramentas para o uso das tecnologias de informação e comunicação, porém, não se observa na gestão de carreiras de saúde na perspectiva do cuidado humano e do meio ambiente. Este estudo tem como objetivo refletir sobre o letramento digital da ciência do cuidado humano e do meio ambiente, a partir da teoria do cuidado unitário de Jean Watson e da teoria do Ecocosmoceno de Vilmar Alves Pereira. Utiliza-se uma abordagem transformadora e unitária do cuidado, as análises resultantes indicam que essa leitura permite discutir a necessidade de alfabetização nessas questões e abre novas perspectivas de cuidado para além dos modelos tradicionais da disciplina de enfermagem.
Copyright (c) 2022 Erika Caballero, Luisa Moreno Sepulveda, Vilmar Alves Pereira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.