Espreitando o mundo com lentes ecosóficas: possibilidades de ruptura e reinvenção na escola

Resumo

O artigo refere-se a um recorte de uma pesquisa de doutoramento que se propõem a problematizar as relações que estabelecemos com o mundo natural, social e subjetivo a partir de experimentações com a filosofia e a arte feitas na escola. O objetivo do estudo é dar visibilidade à ecosofia, demostrando como este conceito filosófico tensiona alguns discursos ambientais e, principalmente, fomenta um exercício de pensamento dentro da escola. O texto apoia-se nos escritos de Félix Guattari e de outros filósofos pós-estruturalistas como Michel Foucault e Gilles Deleuze. Ao articular o pensamento desses filósofos com estudos nos campos educacional e ambiental, atenta-se para quão profícua pode ser a invenção de espaços escolares onde é possível problematizar as interações com o mundo. Com a criação desses espaços, pretende-se engendrar pequenos acontecimentos: rupturas no propósito disciplinador e docilizador da escola; estratagemas que possibilitem vivenciar as múltiplas facetas da crise contemporânea com mais inventividade e menos temor.

Biografia do Autor

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande -FURG

Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). E-mail: paula.c.henning@gmail.com.

Publicado
2022-12-12
Como Citar
AYRES, I.; HENNING, P. Espreitando o mundo com lentes ecosóficas: possibilidades de ruptura e reinvenção na escola. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 17, n. 47, p. 90-113, 12 dez. 2022.