Espreitando o mundo com lentes ecosóficas: possibilidades de ruptura e reinvenção na escola
Resumo
O artigo refere-se a um recorte de uma pesquisa de doutoramento que se propõem a problematizar as relações que estabelecemos com o mundo natural, social e subjetivo a partir de experimentações com a filosofia e a arte feitas na escola. O objetivo do estudo é dar visibilidade à ecosofia, demostrando como este conceito filosófico tensiona alguns discursos ambientais e, principalmente, fomenta um exercício de pensamento dentro da escola. O texto apoia-se nos escritos de Félix Guattari e de outros filósofos pós-estruturalistas como Michel Foucault e Gilles Deleuze. Ao articular o pensamento desses filósofos com estudos nos campos educacional e ambiental, atenta-se para quão profícua pode ser a invenção de espaços escolares onde é possível problematizar as interações com o mundo. Com a criação desses espaços, pretende-se engendrar pequenos acontecimentos: rupturas no propósito disciplinador e docilizador da escola; estratagemas que possibilitem vivenciar as múltiplas facetas da crise contemporânea com mais inventividade e menos temor.
Copyright (c) 2022 Isabel Gomes Ayres, Paula Corrêa Henning
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.