Por uma aprendizagem universitária mais significativa: revisitando o papel da metodologia na construção do conhecimento
Resumo
Resumo
O objetivo deste ensaio é evidenciar a relevância do papel da metodologia do trabalho científico na aprendizagem universitária. A argumentação desenvolvida parte da premissa de que só se assegura qualidade do aprendizado no ensino superior se ocorrer a apropriação, pelo estudante, de conteúdos teóricos e de habilidades práticas concernentes ao exercício da profissão que escolheu e defende que para cumprir bem essa finalidade, se fazem necessárias três grandes pressupostos: a clara consciência do significado social do conhecimento, da ciência, da educação em geral e de sua profissão, em particular; em segundo lugar, o preciso entendimento do caráter construtivo do processo do conhecimento e, por último, o domínio de uma metodologia da pesquisa científica em seu campo específico de formação. Mas para adquirir essas três condições, o estudante tem de dominar previamente uma série de estratégias que se pode agregar sob a designação de uma metodologia do trabalho acadêmico, posturas e práticas de estudo que viabilizam uma apropriação adequada das ferramentas necessárias para um conhecimento fecundo. É o que este texto pretende destacar.
Palavras-chave: Ensino Superior. Metodologia científica. Pesquisa. Epistemologia.
Copyright (c) 2022 Antônio Joaquim Severino
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.