Por uma aprendizagem universitária mais significativa: revisitando o papel da metodologia na construção do conhecimento

  • Antônio Joaquim Severino

Resumo

Resumo

O objetivo deste ensaio é evidenciar a relevância do papel da metodologia do trabalho científico na aprendizagem universitária. A argumentação desenvolvida parte da premissa de que só se assegura qualidade do aprendizado no ensino superior se ocorrer  a apropriação, pelo estudante, de conteúdos teóricos e de habilidades práticas concernentes ao exercício da profissão que escolheu e defende que para cumprir bem essa finalidade, se fazem necessárias três grandes pressupostos: a clara consciência do significado social do conhecimento, da ciência, da educação em geral e de sua profissão, em particular; em segundo lugar,  o preciso entendimento do caráter construtivo do processo do conhecimento e, por último, o domínio de uma metodologia da pesquisa científica em seu campo específico de formação. Mas para adquirir essas três condições, o estudante tem de dominar previamente uma série de estratégias que se  pode agregar sob a designação de uma metodologia do trabalho acadêmico, posturas e práticas de estudo que viabilizam uma apropriação adequada das ferramentas necessárias para um conhecimento fecundo. É o que este texto pretende destacar.

Palavras-chave: Ensino Superior. Metodologia científica. Pesquisa. Epistemologia.

 

Publicado
2022-12-12
Como Citar
SEVERINO, A. J. Por uma aprendizagem universitária mais significativa: revisitando o papel da metodologia na construção do conhecimento. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 17, n. 47, p. 15-29, 12 dez. 2022.