A educação ambiental e o uso dos espaços físicos escolares: o que dizem os indicadores de avaliação sobre as escolas públicas estaduais de Curitiba -PR
Resumo
Diante de um modelo de desenvolvimento desordenado e do distanciamento crescente entre a sociedade e a natureza, as escolas emergem como um importante espaço de resistência social para ruptura de determinadas práticas e a necessária transformação socioambiental. Seus espaços físicos, contudo, apresentam significativas limitações quanto à ambientalização e potencial de sensibilização dos sujeitos que ali atuam. Diante dessas problemáticas, buscou-se, por meio da aplicação de uma matriz de indicadores, analisar aspectos relacionados à gestão do espaço físico das escolas estaduais do município de Curitiba-PR, visando identificar seu potencial no desenvolvimento da Educação Ambiental. A matriz de indicadores foi composta por quatro dimensões: currículo, gestão, espaço físico e comunidade. Neste artigo serão apresentados dados relativos à dimensão espaço físico. Os resultados apontaram potencialidades e fragilidades do cenário das escolas participantes, possibilitando a utilização da análise para o monitoramento e planejamentos das escolas, com vistas à implementação de espaços educadores sustentáveis.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Espaço Físico, Indicadores, Espaços Educadores Sustentáveis.
Copyright (c) 2022 Bianca de Morais Silva, Solange Reiguel Vieira, Marília Andrade Torales Campos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.