A formação de professores dos cursos de licenciatura em Letras durante a pandemia de Covid-19 para a atuação na presença das tecnologias e com as tecnologias

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da tese de doutorado defendida no ano de 2022 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Este estudo foi iniciado antes da pandemia de COVID-19, porém, seu desenvolvimento e a finalização ocorreram no contexto pandêmico. Tendo como foco de estudo a formação de professores-formadores para a atuação na presença das tecnologias e com as tecnologias, apresenta-se a seguinte questão norteadora “Como ocorreu a formação dos professores-formadores para o uso de tecnologias durante a pandemia de COVID-19”. O objetivo deste artigo é o de compreender a formação dos professores-formadores para atuar na presença das tecnologias e com as tecnologias considerando o contexto da pandemia de COVID-19. A obtenção dos dados foi realizada por meio da aplicação de três instrumentos de pesquisa: questionários e entrevista on-line, tendo como sujeitos de pesquisa professores-formadores nos cursos de licenciatura em Letras de instituições públicas localizadas no Estado do Paraná. A análise dos dados desta pesquisa qualitativa e de base construtivista, interpretativa, foi realizada no software de análise de dados ATLAS.ti. A partir da análise de dados chegou-se ao resultado de que a formação de tais professores, durante a pandemia, se deu majoritariamente por meio da autoformação. Os professores-formadores buscaram diferentes fontes de aprendizado, aprenderam entre pares e buscaram as literaturas sobre o tema tecnologia de modo que pudessem viabilizar as suas aulas. Os principais autores que fundamentam este estudo são Brito e Purificação (2015), Moran (2012), García (1999) e documentos norteadores do ensino.

Palavras-chave: Formação de professores formadores. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Autoformação.

Biografia do Autor

Daíne Cavalcanti da Silva, PUCPR | UNIDOMBOSCO | UFPR

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Educação pela
Universidade Federal do Paraná - UFPR. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e em
Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa. Graduada em Letras Português Inglês e respectivas
Literaturas pela Universidade Paranaense (2008) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional
Uninter (2017). Atualmente é professora-tutora na PUCPR e no Centro Universitário UniDomBosco. A produção trata principalmente dos seguintes temas: tecnologia, formação de professores, educação a distância, ivro
didático, língua portuguesa e gêneros discursivos. Pesquisadora GEPPETE|UFPR.

Glaucia da Silva Brito, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Bacharelado e Licenciatura Português Inglês pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de
Cascavel (1990), Especialização na Metodologia do Ensino Tecnológico pela Universidade Tecnológica
Federal do Paraná (1994), Mestra em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997) e
Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade Federal do
Paraná atuando no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Educação da
UFPR. Coordena o GEPPETE Grupo de Pesquisa e Estudos, Professor, Escola e Tecnologias Educacionais.

Publicado
2023-03-27
Como Citar
SILVA, D.; BRITO, G. A formação de professores dos cursos de licenciatura em Letras durante a pandemia de Covid-19 para a atuação na presença das tecnologias e com as tecnologias. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 18, n. 48, p. 75-96, 27 mar. 2023.