A formação de professores dos cursos de licenciatura em Letras durante a pandemia de Covid-19 para a atuação na presença das tecnologias e com as tecnologias
Resumo
Este artigo apresenta um recorte da tese de doutorado defendida no ano de 2022 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Este estudo foi iniciado antes da pandemia de COVID-19, porém, seu desenvolvimento e a finalização ocorreram no contexto pandêmico. Tendo como foco de estudo a formação de professores-formadores para a atuação na presença das tecnologias e com as tecnologias, apresenta-se a seguinte questão norteadora “Como ocorreu a formação dos professores-formadores para o uso de tecnologias durante a pandemia de COVID-19”. O objetivo deste artigo é o de compreender a formação dos professores-formadores para atuar na presença das tecnologias e com as tecnologias considerando o contexto da pandemia de COVID-19. A obtenção dos dados foi realizada por meio da aplicação de três instrumentos de pesquisa: questionários e entrevista on-line, tendo como sujeitos de pesquisa professores-formadores nos cursos de licenciatura em Letras de instituições públicas localizadas no Estado do Paraná. A análise dos dados desta pesquisa qualitativa e de base construtivista, interpretativa, foi realizada no software de análise de dados ATLAS.ti. A partir da análise de dados chegou-se ao resultado de que a formação de tais professores, durante a pandemia, se deu majoritariamente por meio da autoformação. Os professores-formadores buscaram diferentes fontes de aprendizado, aprenderam entre pares e buscaram as literaturas sobre o tema tecnologia de modo que pudessem viabilizar as suas aulas. Os principais autores que fundamentam este estudo são Brito e Purificação (2015), Moran (2012), García (1999) e documentos norteadores do ensino.
Palavras-chave: Formação de professores formadores. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Autoformação.
Copyright (c) 2023 Daíne Cavalcanti da Silva, Glaucia da Silva Brito
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.