A curadoria de conhecimento como base para uma educação científica e tecnológica humanizadora no contexto da cultura digital
Resumo
O presente estudo traz o recorte de uma pesquisa maior que estuda a curadoria do conhecimento na cultura digital para a educação científica. Busca responder a questão de como trabalhar o ensino, na cultura digital, motivando e mobilizando estudantes em torno da educação científica. Tem como objetivo descrever dialogicamente o processo de ação pedagógica de um professor de geografia na execução de um método de ensino de curadoria de conhecimento com base no ideário freiriano. Tem abordagem qualitativa, empírica e natureza narrativa. Sua experiência e sua vivência com o fazer pedagógico são narradas neste trabalho e nos conduzem a pensar a educação como história de vida, envolvendo-nos para compreender como se faz diferente para motivar os estudantes e despertá-los para a criticidade e a criatividade, condição sine qua non para a educação científica e tecnológica.
Palavras-chave: Cultura Digital; Curadoria de Conhecimento; Educação científica; Freire
Copyright (c) 2023 Fernando Roberto Amorim Souza, Nuria Pons Vilardell Camas
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