O terceiro tempo da Didática: o digital no âmbito da Universidade Federal do Amazonas
Resumo
O propósito deste texto é refletir sobre a didática e o tempo digital no âmbito da Universidade Federal do Amazonas, especificamente no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente -IEAA. Esta reflexão Surge da problemática a respeito de como a Didática pode inscrever as tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem, contemplando todos os discentes. Sendo assim, o objetivo deste artigo é discutir a didática no ensino superior e o digital que resultem em uma formação de qualidade para todos. Para tanto, ancora-se metodologicamente na abordagem qualitativa, por meio de revisão de literatura, e de pesquisas realizadas no âmbito do instituto. Estas foram interpretadas a partir da análise temática bem como da observação sobre o tempo digital e os avanços vivenciados ao longo da criação do Instituto, revelando que as tecnologias são importantes e o seu uso auxilia o trabalho docente, aproximando professor e aluno. No entanto, apesar de proporcionar a pesquisa, a interação e o aprendizado por meio de mídias diversas, tanto o acesso quanto o uso das tecnologias digitais no IEAA são acessíveis a poucos. Nesse sentido, a articulação - didática, ensino e tecnologias digitais – se faz necessária a ampla reflexão no âmbito do IEAA-UFAM.
Copyright (c) 2023 MARLENE SCHÜSSLER DAROZ, SIMONE DE OLIVEIRA ALENCAR
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