Uso de metodologias ativas e tecnologias inovadoras na educação profissional na área da saúde
Resumo
A pesquisa teve como objetivo investigar o uso de metodologias ativas e tecnologias inovadoras por docentes em aulas de cursos técnicos profissionalizantes da área da saúde de uma instituição privada de Curitiba. A problemática que instigou a pesquisa relaciona-se ao uso de metodologias ativas e tecnologias inovadoras por profissionais que, em sua maioria, não possuem formação pedagógica inicial. Os procedimentos metodológicos foram organizados a partir de pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos para coleta de dados um questionário aplicado a 16 professores que atuam em cursos técnicos da área da saúde de uma instituição privada de Curitiba e a observação de aulas ministradas por cinco dos participantes que afirmaram utilizar metodologias ativas e tecnologias inovadoras. Para análise dos dados, pautou-se na metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2011), pela qual foram organizados, interpretados e analisados. Os resultados indicam a necessidade de maior investimento na formação continuada do profissional técnico-docente que atua na educação profissional e tecnológica, uma vez que as evidências mostraram que a formação docente é desenvolvida significativamente por meio das experiências vivenciadas em campo.
Copyright (c) 2023 Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Patrícia Machado Mikalixen, BR
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