Projeto Forma: educação aberta na cultura digital para profissionais

  • Claudia Coelho Hardagh UNILOGOS
  • Valéria Sperduti Lima

Resumo

O ensaio discute a experiência do FORMA como portal educacional pautado nos preceitos da educação aberta, online e com o objetivo central da democratização do acesso à informação e disseminação do conhecimento acadêmico. As ações formativas são direcionadas aos profissionais da educação, com a finalidade de construir e aprofundar conhecimentos da educação contemporânea ligada à cultura digital. O portal organiza-se a partir das categorias Educação na Diversidade, Educação e Cultura Digital, Educação para Acessibilidade e Educação para Sustentabilidade. A sua concepção surgiu da necessidade de se criar uma plataforma digital dentro da UAB Unifesp que apoiasse a oferta de cursos de formação profissional de caráter extensionista e numa perspectiva de qualidade da educação online. A metodologia de pesquisa qualitativa e participante foi fundamental para definir a missão do portal, a identidade visual do projeto e os conceitos gerais que permeiam o seu propósito. A escuta das narrativas dos sujeitos de pesquisa, docentes e técnicos, criou as condições necessárias para se compor a concepção da equipe polidocente, o que fundamenta todas as ações educacionais consolidadas no Portal FORMA - UAB, considerando-se o envolvimento de profissionais de outras áreas, como a saúde, e diferentes Campi e a promoção de um evento internacional com homenagem a Paulo Freire. O ensaio provocou nas pesquisadoras uma análise crítica à atual situação da UAB na Unifesp e do FORMA.

Palavras-chave: Educação Aberta, Identidade, Polidocência, Qualidade

Publicado
2023-03-27
Como Citar
HARDAGH, C.; LIMA, V. S. Projeto Forma: educação aberta na cultura digital para profissionais. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 18, n. 48, p. 113-128, 27 mar. 2023.