Modelo de formação de professores para a integração das tecnologias: um estudo em Singapura

  • Nara Maria Bernardes Pasinato Unespar

Resumo

O presente estudo  é resultado de uma pesquisa realizada em Singapura, na qual foram analisadas as intenções e ações do uso de tecnologias em sala de aula de futuros professores em formação no National Institute of Education (NIE). Durante 9 meses a autora observou a formação de 12 alunos do curso de Educação e como se deu a transposição dos conhecimentos trabalhados em sala de aula, no que concerne o uso das tecnologias, para as aulas nas escolas de educação básica no período do seu estágio. Foram feitas observações, análise de planos de aula, aplicação de questionário e entrevistas para verificar se o que foi planejado, referente à integração das tecnologias, efetivou-se em sala de aula. Para tanto utilizou-se como referencial teórico o modelo de aceitação de uso das tecnologias da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia - UTAUT (VENKATESH ET AL., 2003) aliado ao Modelo TPACK (KOEHLER, MISHRA, 2008) que aborda os conhecimentos necessários para a formação de professores para a integração curricular das tecnologias. O Modelo que surge como resultado da pesquisa une essas teorias e busca ser um caminho para o desenvolvimento de cursos, seja na formação inicial ou continuada, para os professores poderem otimizar o uso das TDIC em sala de aula, de forma a auxiliar na aprendizagem dos seu alunado.

Palavras-chave: UTAUT. TPACK. Formação de Professores. Tecnologias. TDIC

Publicado
2023-03-27
Como Citar
PASINATO, N. Modelo de formação de professores para a integração das tecnologias: um estudo em Singapura. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 18, n. 48, p. 97-112, 27 mar. 2023.