Modelo de formação de professores para a integração das tecnologias: um estudo em Singapura
Resumo
O presente estudo é resultado de uma pesquisa realizada em Singapura, na qual foram analisadas as intenções e ações do uso de tecnologias em sala de aula de futuros professores em formação no National Institute of Education (NIE). Durante 9 meses a autora observou a formação de 12 alunos do curso de Educação e como se deu a transposição dos conhecimentos trabalhados em sala de aula, no que concerne o uso das tecnologias, para as aulas nas escolas de educação básica no período do seu estágio. Foram feitas observações, análise de planos de aula, aplicação de questionário e entrevistas para verificar se o que foi planejado, referente à integração das tecnologias, efetivou-se em sala de aula. Para tanto utilizou-se como referencial teórico o modelo de aceitação de uso das tecnologias da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia - UTAUT (VENKATESH ET AL., 2003) aliado ao Modelo TPACK (KOEHLER, MISHRA, 2008) que aborda os conhecimentos necessários para a formação de professores para a integração curricular das tecnologias. O Modelo que surge como resultado da pesquisa une essas teorias e busca ser um caminho para o desenvolvimento de cursos, seja na formação inicial ou continuada, para os professores poderem otimizar o uso das TDIC em sala de aula, de forma a auxiliar na aprendizagem dos seu alunado.
Palavras-chave: UTAUT. TPACK. Formação de Professores. Tecnologias. TDIC
Copyright (c) 2023 Nara Maria Bernardes Pasinato
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.