Inventividade e inovação curricular e metodológica na formação de professores do ensino superior para a docência onlife
Resumo
Como formar o professor para desenvolver a docência no ensino superior e na pós-graduação, considerando as transformações digitais, os desafios e as potencialidades de uma realidade hiperconectada numa era de hiperinteligência? A partir desta problemática e, com o objetivo de compreender como formar o professor para a Docência OnLIFE, o percurso da pesquisa-desenvolvimento-formação, vai se constituindo fundamentado no método cartográfico de pesquisa-intervenção. Nesse contexto, o artigo apresenta a construção de um programa de formação docente que tem início como extensão e se aprofunda e amplia como especialização, num processo de inventividade e inovação curricular e metodológica. Problematiza as competências necessárias à docência na contemporaneidade, propondo a Rede de Competências para a Docência OnLIFE, as quais são organizadas por dimensões da formação docente, apresentadas como os 5D’s da Formação Docente OnLIFE. As competências organizadas nas dimensões, são articuladas a partir da concepção de um currículo em rede. Como resultados apresenta metodologias e práticas inventivas e conclui com a proposição de uma docência OnLIFE.
Palavras-chave
cultura híbrida e multimodal, metodologias inventivas, formação de professores, educação onlife
Copyright (c) 2023 Eliane Schlemmer
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.