Prática interdisciplinar no ensino de Ciências Contábeis à luz da complexidade e da aprendizagem significativa
Resumo
Este estudo tem como objetivo desenvolver uma contribuição teórica para o alcance da prática interdisciplinar no ensino contábil, com sustentações na Teoria da Complexidade e na Teoria da Aprendizagem Significativa. Por meio de um ensaio, essas teorias foram apresentadas e suas conexões com a interdisciplinaridade foram discutidas. Estudos anteriores reforçaram as ligações entre o raciocínio complexo, a interdisciplinaridade e a aprendizagem significativa. O raciocínio complexo pode proporcionar aos docentes e aos discentes uma visão integrada do curso de graduação em Ciências Contábeis, tornando-os conscientizados de que os conhecimentos abordados em uma disciplina podem se conectar a conhecimentos de disciplinas posteriores, estimulando a prática interdisciplinar. Professores e alunos desempenham papéis no atendimento dos pressupostos da aprendizagem significativa e se tais pressupostos forem atendidos entre disciplinas, e não apenas no âmbito de cada disciplina, ocorreria uma conexão da aprendizagem significativa com o raciocínio complexo, que juntos auxiliariam a operacionalização da prática interdisciplinar. Os entendimentos expostos neste estudo sugerem que a complexidade e a aprendizagem significativa podem dar sustentação teórica à prática interdisciplinar; estimular discentes a construírem conhecimentos integrados e a encontrarem soluções que não seriam possíveis em lentes disciplinares; conscientizar docentes sobre o significado de suas disciplinas para outras do curso e trazer ideias para praticar a interdisciplinaridade utilizando metodologias ativas. Este estudo contribui para a literatura do ensino superior visando o alcance da prática interdisciplinar, que para isso conta com a união do corpo docente e entre docentes e discentes para a concretização dessa prática.
Copyright (c) 2023 Fabiano de Almeida Barboza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.