Sentimentos dos professores perante situações de inclusão
Resumo
O proposito deste artigo é descrever um estudo em que procuramos compreender os sentimentos dos professores perante situações de inclusão, que enfrentam no seu cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola privada da cidade de São Paulo, com professores de diferentes componentes curriculares que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e as respostas obtidas foram classificadas e categorizadas a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os docentes associam a educação inclusiva a diagnósticos de saúde. Seus sentimentos perante os desafios da inclusão são diversos e ambivalentes, variando desde aqueles ligados a desamparo e perturbação, até aqueles associados a apoio e conforto.
Copyright (c) 2023 Danilo Oliveira Mesquita, Clarilza Prado de Sousa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.