Sentimentos dos professores perante situações de inclusão

Resumo

O proposito deste artigo é descrever um estudo em que procuramos compreender os sentimentos dos professores perante situações de inclusão, que enfrentam no seu cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola privada da cidade de São Paulo, com professores de diferentes componentes curriculares que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e as respostas obtidas foram classificadas e categorizadas a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os docentes associam a educação inclusiva a diagnósticos de saúde. Seus sentimentos perante os desafios da inclusão são diversos e ambivalentes, variando desde aqueles ligados a desamparo e perturbação, até aqueles associados a apoio e conforto.

Biografia do Autor

Danilo Oliveira Mesquita, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP, Brasil. Mestre em Educação pela PUC-SP. email: mesquita.danilo@hotmail.com
Clarilza Prado de Sousa, Pontificia Universidade Católica de São Paulo
Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP, Brasil. Doutora em Educação pela PUC-SP. email: clarilza.prado@gmail.com
Publicado
2023-12-12
Como Citar
MESQUITA, D.; DE SOUSA, C. Sentimentos dos professores perante situações de inclusão. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 18, n. 50, p. 115-128, 12 dez. 2023.