Fundamentos da Educação Ambiental e as relações com as mudanças climáticas
Resumo
A Educação Ambiental destaca-se como elemento base na construção de uma sociedade resiliente no enfrentamento das mudanças climáticas e catástrofes ambientais em curso. Trata-se de um processo educativo, formal ou não formal, articulado e comprometido com a sustentabilidade e a cooperação de todos, privilegiando o diálogo e a interdisciplinaridade entre diversas áreas do conhecimento, fomentando uma visão mais abrangente e integrada dos problemas ambientais e sociais que se deve enfrentar. Nesse contexto, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e documental com o objetivo de analisar o papel da Educação Ambiental diante dos desafios das mudanças climáticas, com foco no contexto histórico da Educação Ambiental ao nível mundial e no Brasil, além de analisá-la dentro dos projetos pedagógicos no ensino básico e superior no estado do Paraná. Embora presente nos currículos, percebe-se que não há profundidade e continuidade no processo educacional que acompanhe a urgência e demanda dos problemas ambientais.
Palavras-chave: Catástrofes ambientais. Currículo. Ecologia. Resiliência Climática. Sustentabilidade.
Copyright (c) 2023 Irene Carniatto, Lorivaldo do Nascimento, Marisete dos Santos Brandalize, Tiago Amaral
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.