Avaliações externas: validação do neoliberalismo sob a égide do estado nas políticas públicas educacionais
Resumo
RESUMO
A educação no Brasil nas últimas décadas suscita questionamentos acerca da formulação de políticas públicas educacionais, especialmente no que se refere ao papel do Estado em satisfazer as demandas do mercado e à utilização dos indicadores e regulamentações oriundos de avaliações externas, que parecem não refletir a realidade educacional do país. Nesse contexto, emerge como objetivo problematizar a relação das ações do Estado como agente de produção de hegemonia com base em dados obtidos nas avaliações de larga escala para as demandas de formulação das políticas públicas embasadas em princípios neoliberais. Adotamos do ponto de vista metodológico a pesquisa qualitativa bibliográfica. Os resultados revelaram um processo de avaliação caracterizado pela intervenção estatal na definição de metas a serem alcançadas, muitas vezes sob a influência de políticas internacionais, sem que se leve em consideração as necessidades e particularidades das instituições de ensino. Tal abordagem demonstra a necessidade de uma análise crítica e contextualizada das políticas educacionais no Brasil, com ênfase na busca por um sistema que atenda às demandas e características singulares de nosso contexto educacional.
Palavras-chave: Educação Básica. Estado Avaliador. Princípios Neoliberais. Hegemonia.
Copyright (c) 2023 Antônia Arruda Campos, Marcia Superti Maia, Luiz Antonio de Oliveira, Jorge Sobral da Silva Maia
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