A prática docente na educação infantil: caminhos para a ecoformação e transdisciplinaridade
Resumo
O presente trabalho resultou de uma pesquisa de mestrado sobre a prática
docente do professor de Educação Infantil, sob o viés da transdisciplinaridade e
ecoformação. Partindo de um contexto pós- pandêmico, e da consequente falta
de acesso a condições relevantes para o desenvolvimento integral, ressaltamos a
importância das práticas da Educação Infantil como base da identidade planetária
e individual, nesse sentido, indagou-se: como a prática docente pode contribuir
para a ecoformação, com foco na transdisciplinaridade, na Educação Infantil? Para
tanto, objetivou-se investigar as concepções dos professores da Educação Infantil,
sobre transdisciplinaridade e ecoformação, buscando entender como a prática
docente pode contribuir para a ecoformação, com foco na transdisciplinaridade,
na Educação Infantil. A pesquisa de cunho qualitativo, inclui um panorama das
investigações sobre o tema e a coleta de dados teve como participantes professores
e coordenadoras de Educação Infantil de uma escola de Educação Básica, privada,
localizada em Santa Felicidade, Curitiba-PR. O percurso metodológico escolhido
amparou-se em Minayo (2014). As técnicas de coleta de dados utilizadas foram
a entrevista semiestruturada, observação, questionário, e análise documental
do Projeto Político Pedagógico. Os resultados apontaram que as concepções
dos professores sobre complexidade e transdisciplinaridade consideram os
sujeitos como multidimensionais, e que suas relações são fundamentais para sua
constituição. Apesar destes termos não estarem presentes nos seus diálogos e
nem no documento da instituição, foi possível perceber os seus princípios, estando
também presentes na forma de pensar e agir dos professores.
Palavras-chave: Educação Infantil. Prática Docente. Transdisciplinaridade.
Ecoformação
Copyright (c) 2023 Daniele Saheb, Mariana Da Rocha Carvalho
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