Ensino de História e gênero: entre a construção do conhecimento e a pesquisa

Resumen

O objetivo deste artigo é levantar algumas questões com relação à questão de gênero e ensino da história, entendido como um campo em construção. Logo, busca-se apresentar a relação entre o ensino de história e as demandas contemporâneas pela inserção de novos sujeitos e novas formas de sexualidade no âmbito social. Para além, buscamos demonstrar a importância das novas epistemologias para o ensino de história, como a decolonialidade, cujo objetivo maior é contribuir para a formação crítica de alunas e alunos.  Este pode ser um ponto de partida para o maior desenvolvimento da relação entre ensino de história e gênero e, também, para a construção de conhecimento relacionado à aérea do ensino da história. Para tanto, buscou-se o levantamento bibliográfico e a problematização deste, com o objetivo de contribuir para os debates em torno de um campo em construção.

Biografía del autor/a

Fernanda de Santos Nascimento, Universidade Federal do Pampa

Professora substituta na Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA- Campus Jaguarão

Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

https://orcid.org/0009-0009-5509-6517 

http://lattes.cnpq.br/1032126849942458

 

 

Publicado
2025-04-15
Cómo citar
NASCIMENTO, F. Ensino de História e gênero: entre a construção do conhecimento e a pesquisa. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. 54, p. 181-199, 15 abr. 2025.