Concurso Pró-Memória Irati: aprendizagem histórica na interseção de saberes entre escola, universidade e centro de documentação e memória
Resumo
O artigo visa apresentar e discutir práticas de ensino e aprendizagem histórica com base no o projeto de extensão “Concurso Pró-Memória Irati”, desenvolvido em 2024 em escolas públicas do município de Irati-PR, desenvolvido pelo Centro de Documentação e Memória (CEDOC/I) da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Campus Irati, com a parceria do Núcleo Regional de Educação de Irati e da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná. As ações foram voltadas para estudantes dos três anos do ensino médio de seis escolas estaduais e consistiram na preparação e realização de um concurso de redações com a temática “Protagonismos das mulheres na história da educação em Irati”. O artigo apresenta e reflete sobre a execução do projeto e das oficinas de interpretação de fontes históricas nas escolas e analisa as narrativas históricas produzidas pelas alunas e alunos, utilizando-se do aprendizagem histórica como chave de leitura. O artigo também ainda discute o potencial dos centros de documentação e memória enquanto “lugares de aprendizagem” histórica.
Copyright (c) 2025 Méri Frotscher

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.