Concurso Pró-Memória Irati: aprendizagem histórica na interseção de saberes entre escola, universidade e centro de documentação e memória

  • Méri Frotscher Kramer Universidade Estadual do Centro-Oeste

Resumo

O artigo visa apresentar e discutir práticas de ensino e aprendizagem histórica com  base no o projeto de extensão  “Concurso Pró-Memória Irati”, desenvolvido em 2024 em escolas públicas do município de Irati-PR, desenvolvido pelo Centro de Documentação e Memória (CEDOC/I) da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Campus Irati, com a parceria do Núcleo Regional de Educação de Irati e da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná. As ações foram voltadas para estudantes dos três anos do ensino médio de seis escolas estaduais e consistiram na preparação e realização de um concurso de redações com a temática “Protagonismos das mulheres na história da educação em Irati”. O artigo apresenta e reflete sobre a execução do projeto e das oficinas de interpretação de fontes históricas nas escolas e analisa as narrativas históricas produzidas pelas alunas e alunos, utilizando-se do aprendizagem histórica como chave de leitura. O artigo também ainda discute o potencial dos centros de documentação e memória enquanto “lugares de aprendizagem” histórica.   

Publicado
2025-04-15
Como Citar
KRAMER, M. Concurso Pró-Memória Irati: aprendizagem histórica na interseção de saberes entre escola, universidade e centro de documentação e memória. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. 54, p. 52-72, 15 abr. 2025.