História das Mulheres: sentido histórico de Jovens em processo de escolarização

Resumo

Resumo: Este trabalho é resultado da tese de Doutorado em Educação, realizada no âmbito do Programa de Pós Graduação da UNICENTRO – PR, defendida em março de 2025. A pesquisa respondeu o problema principal: Que sentidos históricos acerca das mulheres estão presentes nas narrativas de jovens escolarizados? O caminho teórico foi o campo da Educação Histórica. Os objetivos foram apresentar as ideias históricas sobre as mulheres presentes na historiografia e na cultura escolar, além de analisar a construção de sentido histórico nas narrativas de jovens escolarizados. Partimos da concepção de que a historiografia é a versão cognitiva da cultura histórica de seu tempo e espaço, assim é por ela influenciada, mas também infere sobre ela. Deste modo, a cultura historiográfica exerce influência na cultura escolar, tornando-se relevante compreender que ideias históricas permeiam este lócus. Isso porque a cultura escolar contribui na composição e orientação dos sentidos históricos esboçados pelos jovens escolarizados em suas narrativas. A produção de dados aconteceu a partir de questionário estruturado respondido por 103 estudantes da terceira série do Ensino Médio de duas escolas do munícipio de Palmeira-PR, no ano de 2023. Os resultados demonstraram: déficit de sentido histórico, quando os jovens não conseguem relacionar passado e presente, demonstrando ausência de relações temporais; sentido histórico tradicional: proximidade com a narrativa que naturaliza as mulheres apenas no lócus doméstico; sentido histórico crítico: o papel social da mulher é ampliado e a crítica a natureza do modelo patriarcal e de dominação masculina são latentes.

Palavras-chave: Educação histórica; Jovens escolarizados; Cultura histórica. Sentido histórico; história das mulheres.

Biografia do Autor

Silveria Ferreira, UNICENTRO

Silvéria da Aparecida Ferreira

Professora da Secretaria Estadual de Educação do Paraná - SEED - Paraná

Doutora em educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste

https://orcid.org/0000-0003-4340-3347

http://lattes.cnpq.br/6240755611499887

E-mail: silveriadoutorado@gmail.com

Geyso Dongley Germinari, Universidade do Centro Oeste do Paraná

Professor e pesquisador da Universidade Estadual do Centro-Oeste/ Estado do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná 

https://orcid.org/0000-0002-4797-7113

http://lattes.cnpq.br/3411158801771346

E-mail: geysog@gmail.com

Publicado
2025-04-15
Como Citar
FERREIRA, S.; GERMINARI, G. História das Mulheres: sentido histórico de Jovens em processo de escolarização. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. 54, p. 110-127, 15 abr. 2025.