História das Mulheres: sentido histórico de Jovens em processo de escolarização
Resumo
Resumo: Este trabalho é resultado da tese de Doutorado em Educação, realizada no âmbito do Programa de Pós Graduação da UNICENTRO – PR, defendida em março de 2025. A pesquisa respondeu o problema principal: Que sentidos históricos acerca das mulheres estão presentes nas narrativas de jovens escolarizados? O caminho teórico foi o campo da Educação Histórica. Os objetivos foram apresentar as ideias históricas sobre as mulheres presentes na historiografia e na cultura escolar, além de analisar a construção de sentido histórico nas narrativas de jovens escolarizados. Partimos da concepção de que a historiografia é a versão cognitiva da cultura histórica de seu tempo e espaço, assim é por ela influenciada, mas também infere sobre ela. Deste modo, a cultura historiográfica exerce influência na cultura escolar, tornando-se relevante compreender que ideias históricas permeiam este lócus. Isso porque a cultura escolar contribui na composição e orientação dos sentidos históricos esboçados pelos jovens escolarizados em suas narrativas. A produção de dados aconteceu a partir de questionário estruturado respondido por 103 estudantes da terceira série do Ensino Médio de duas escolas do munícipio de Palmeira-PR, no ano de 2023. Os resultados demonstraram: déficit de sentido histórico, quando os jovens não conseguem relacionar passado e presente, demonstrando ausência de relações temporais; sentido histórico tradicional: proximidade com a narrativa que naturaliza as mulheres apenas no lócus doméstico; sentido histórico crítico: o papel social da mulher é ampliado e a crítica a natureza do modelo patriarcal e de dominação masculina são latentes.
Palavras-chave: Educação histórica; Jovens escolarizados; Cultura histórica. Sentido histórico; história das mulheres.
Copyright (c) 2025 Silveria Ferreira, Geyso Dongley Germinari

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.