El cine y el audiovisual estratégias didácticas para la enseñanza de la Historia en la educación secundaria: una aproximación teórica y práctica

Resumo

Este artigo analisa, sob uma perspectiva teórica e prática, o uso do cinema e de outros recursos audiovisuais como ferramentas de ensino de história no ensino médio. Entre os argumentos, destaca-se como o cinema facilita uma compreensão mais acessível e reflexiva do passado, promovendo o pensamento crítico, a construção ativa do conhecimento histórico e o desenvolvimento de habilidades digitais. Também são abordados os desafios do ensino de história e a importância de usar o cinema de forma estruturada e consciente, diferenciando o uso passivo e ativo de mídias audiovisuais em sala de aula. Além disso, são apresentadas diversas metodologias para integração do cinema ao ensino, desde a simples exibição até a produção de conteúdo pelos alunos. O artigo também descreve as diferenças entre o cinema e a mídia audiovisual, destacando a versatilidade da mídia audiovisual no contexto educacional. Estão incluídos exemplos de boas práticas e experiências concretas em que o filme foi usado efetivamente para ensinar história, promovendo a alfabetização audiovisual e o pensamento crítico. Por fim, conclui-se que o cinema e o audiovisual, quando utilizados de forma crítica e estruturada, podem transformar o ensino de História, promovendo uma educação mais conectada à realidade sociocultural dos alunos e desenvolvendo suas capacidades analíticas e críticas.

Biografia do Autor

Ilaria Bellatti, Universitat de Barcelona

Professora de la Facultat d'Educació de la Universitat de Barcelona

Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona

https://orcid.org/0000-0002-9619-7199

E-mail: ilaria3bellatti@ub.edu

Publicado
2025-04-15
Como Citar
BELLATTI, I. El cine y el audiovisual estratégias didácticas para la enseñanza de la Historia en la educación secundaria: una aproximación teórica y práctica. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. 54, p. 29-51, 15 abr. 2025.