Consciência Histórica, Narrativa Histórica E A Inter-Relação Com O Ensino De História

  • Edinalva Padre Aguiar Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão acerca da consciência histórica, narrativa histórica e a importância de ambas para o ensino e aprendizagem de História. Inicialmente levanta questões ontológicas e as discute sob o prisma da consciência e narrativa históricas. Ambas as categorias são amparadas teoricamente pelas proposições do historiador alemão Jörn Rüsen, para quem a consciência histórica desempenha a função precípua de servir como fator de orientação do agir humano no tempo. Igualmente importante para a compreensão da consciência histórica é a narrativa histórica – e as competências a elas correlatas – que, segundo o mesmo autor, representa sua forma de expressão e atribuição de sentido às ações. O texto finaliza defendendo o aprimoramento da consciência histórica como fator primordial do ensino e aprendizagem da História.

Biografia do Autor

Edinalva Padre Aguiar, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2013). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Especialista em História Social: Brasil pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1998). Licenciada em História também pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1989). Professora adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UESB). Experiência na área de História e Educação, com ênfase em História, História da Educação, Ensino-Aprendizagem Histórica e Currículo.

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Acesso em: 17/07/ 2012.
Publicado
2016-11-10
Como Citar
AGUIAR, E. Consciência Histórica, Narrativa Histórica E A Inter-Relação Com O Ensino De História. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 21, p. 125-143, 10 nov. 2016.