Consciência Histórica, Narrativa Histórica E A Inter-Relação Com O Ensino De História
Resumo
O presente artigo apresenta uma discussão acerca da consciência histórica, narrativa histórica e a importância de ambas para o ensino e aprendizagem de História. Inicialmente levanta questões ontológicas e as discute sob o prisma da consciência e narrativa históricas. Ambas as categorias são amparadas teoricamente pelas proposições do historiador alemão Jörn Rüsen, para quem a consciência histórica desempenha a função precípua de servir como fator de orientação do agir humano no tempo. Igualmente importante para a compreensão da consciência histórica é a narrativa histórica – e as competências a elas correlatas – que, segundo o mesmo autor, representa sua forma de expressão e atribuição de sentido às ações. O texto finaliza defendendo o aprimoramento da consciência histórica como fator primordial do ensino e aprendizagem da História.Referências
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Publicado
2016-11-10
Como Citar
AGUIAR, E. Consciência Histórica, Narrativa Histórica E A Inter-Relação Com O Ensino De História. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 21, p. 125-143, 10 nov. 2016.
Seção
Artigos
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