Profissionalidade Docente: Conteúdo E Estrutura Das Representações Sociais De Professores Iniciantes No Contexto Das Políticas De Formação Inicial
Resumo
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em educação concluída em 2013, que problematiza a profissionalidade do professor iniciante no contexto das políticas de formação inicial face aos desafios contextuais e tensões que envolvem a docência na escola contemporânea, com o objetivo de analisar o conteúdo e a estrutura das representações sociais evocadas por professores iniciantes do Ensino Fundamental sobre “profissionalidade docente”. O estudo toma como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais e as políticas educacionais. Essa pesquisa de abordagem qualitativa tem como campo empírico 14 escolas da rede pública Municipal de Curitiba/PR, de 7 dos 9 núcleos Regionais de Educação, envolvendo 42 professores iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio da técnica de Associação Livre de Palavras, utilizando a expressão indutora “profissionalidade docente” na abordagem estrutural. A análise prototípica foi referência para análise dos dados, os quais foram processados pelo software EVOC (versão 2000) e que gerou um quadro de quatro casas contendo a frequência e a ordem média das evocações (OME). As palavras “compromisso”, “formação continuada”, “pesquisa”, “responsabilidade” e “ética” emergem como situações que garantem a profissionalidade docente nesta etapa inicial da carreira. Da análise das evocações às políticas de formação de professores, infere-se o predomínio de uma aparente limitação na formação inicial quanto a viabilizar uma profissionalidade condizente com as reais necessidades do exercício da profissão no espaço escolar e propiciar o processo de inserção profissional.Referências
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Publicado
2016-11-10
Como Citar
ENS, R.; DONATO, S. Profissionalidade Docente: Conteúdo E Estrutura Das Representações Sociais De Professores Iniciantes No Contexto Das Políticas De Formação Inicial. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 21, p. 197-224, 10 nov. 2016.
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