Entre a Lembrança e a Esperança: Política e Consciência Histórica de Jovens Brasileiros

  • Maria Auxiliadora Schmidt Universidade Federal do Paraná

Resumo

Segundo Rüsen (2010), a partir da vida prática são tomadas decisões permeadas por valores e a consciência histórica é o ponto de partida para mediar as relações entre os valores e a realidade no fluxo do tempo. Nesse sentido, ela realiza um caminho específico a partir das situações presentes na vida prática, porque é ela quem une passado e presente, dando perspectivas de futuro para agir na realidade, constituindo valores morais em um “corpo temporal”. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que foi feita a partir dos pressupostos de Eisner (1998) com 61 estudantes brasileiros (de 13 a 16 anos) de baixa e média classe social, de uma escola pública de Curitiba, Paraná. Eles produziram uma narrativa a partir da seguinte questão – “Escreva a uma pessoa como você acerca de sua reflexão sobre: O altruísmo, o pensamento não efêmero e a diferença ainda têm lugar no mundo contemporâneo”? Os resultados demonstraram a existência de diferentes maneiras pelas quais os jovens relacionam o passado e o presente, bem como suas perspectivas de futuro.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Schmidt, Universidade Federal do Paraná
possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1973), graduação em Comunicação pela Universidade de Brasília (1968), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1985), doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (1997) e pós-doutorado em Didática da História pela Universidade Nova de Lisboa-Portugal, 2001 (Bolsa Capes).Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná, atuando na graduação nas disciplinas Metodologia e Prática de Ensino de História, e no pós-graduação, na Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino, nas disciplinas Educação Histórica I e II e Cultura e Escola, os fundamentos do saber escolar.. .Na mesma Universidade coordena o Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica-LAPEDUH, articulado ao Programa de Pós-Graduação, que tem, entre seus objetivos, consolidar grupo de pesquisa no campo da Educação Histórica, com ênfase em investigações relacionadas ao estudo da cultura histórica e consciência histórica.É líder do grupo de pesquisa Cnpq - Cultura, Práticas Escolares e Educação Histórica, certificado pela UFPR, desde 1999. É pesquisador participante na Universidade do Minho-Portugal, no Centro de Consciência Histórica da University of British Columbia, consultor da Universidade Estadual de Londrina; coordenadora da Rede Iberoamericana de Pesquisadores em Educação Histórica, pesquisador participante na Universidad de Barcelona, membro do conselho assessor da Editora Grao, Revista Iber, da Revista de Investigación Enseñanza de las Ciencias Sociales e da revista Proyecto Clio. Editora do periódico Educar em Revista (2011-2013), Editora da Revista de Educação Histórica, membro do conselho editorial da Editora da UFPR. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Educação Histórica e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação histórica, didática da história, ensino aprendizagem , curriculos, manuais didáticos e formação de professor.de História. Editora do periodico Educar em Revista (2010-2013). Presidente da Associação Iberoamericana de Pesquisadores em Educação Histórica-AIPEDH. Bolsista Produtividade 1B Cnpq. Projetos financiados pelo Cnpq, Capes e Fundação Araucária. Atualmente com bolsa de pós-doutorado senior na Universidade de Brasilia, sob a supervisão do Dr. Estevão Rezende Martins, periodo de 02 a 12 de 2016.

Referências

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Publicado
2016-11-10
Como Citar
SCHMIDT, M. Entre a Lembrança e a Esperança: Política e Consciência Histórica de Jovens Brasileiros. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 21, p. 108-124, 10 nov. 2016.