O Trabalho com Fontes Históricas no Ensino Fundamental
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar resultados de uma investigação sobre a forma como um grupo de alunos relaciona-se com diferentes fontes históricas. A pesquisa foi pautada em estudos e pesquisas na área da Educação Histórica, que abriga pesquisadores que centram seu foco de investigação na necessidade de conhecer e analisar as ideias históricas dos alunos e professores e, portanto, nos princípios, fontes, tipologias e estratégias de ensino e aprendizagem que tenham como referência a História. A investigação que apresentamos ocorreu com alunos do 9º. Ano de uma escola pública estadual e teve como principal preocupação a forma como jovens estudantes relacionam-se com diferentes fontes históricas relacionadas com a história da cidade. A pesquisa envolveu: o levantamento de ideias prévias dos alunos, a intervenção pedagógica em sala de aula e uma visitação a locais da cidade. Ao final, foi possível perceber que a ideia dos alunos acerca de fonte histórica foi ampliada, tendo em vista que houve um reconhecimento dos espaços visitados como documentos que contam a história da cidade.
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