O Ensino De Filosofia No Contexto Curricular Catarinense
Resumo
O presente artigo discute o lugar da disciplina filosofia no ensino médio no contexto da proposta curricular catarinense e das políticas e diretrizes nacionais voltadas ao seu ensino. Partimos da premissa histórica do debate sobre ensinar filosofia ou a filosofar, levando em conta as discussões elaboradas por consagrados filósofos alemães, como Immanuel Kant e Georg Wilhelm Friedrich Hegel, para compreender e discutir o sentido que eles atribuem ao ensino da filosofia e suas consequentes ressonâncias nos debates atuais. Apresentaremos os dados gerais da pesquisa sobre a presença dessa disciplina em escolas públicas no ensino médio catarinense, disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação, e discutiremos alguns aspectos relacionados à sua presença/ausência no currículo, a seus objetivos e metodologias do ensino, presentes nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e na Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina.Referências
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Publicado
2016-11-10
Como Citar
CARMINATI, C.; LINDNER, L. O Ensino De Filosofia No Contexto Curricular Catarinense. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 21, p. 280-297, 10 nov. 2016.
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo
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