Educação Histórica e Consciência Histórica: Fundamentos e Pesquisa
Resumo
O artigo discute os fundamentos da pesquisa em Educação Histórica, principalmente os referenciais teóricos das investigações sobre consciência história de estudantes. No campo do ensino de História tem-se destacado um perspectiva de investigação denominada Educação Histórica, também conhecida como pesquisa em Cognição Histórica Situada. Nessa linha, os investigadores têm centrado suas análises nos princípios, fontes, tipologias e estratégias da aprendizagem histórica, a partir do pressuposto da necessidade de conhecimento sobre as ideias históricas de alunos e professores, para que o processo de intervenção didática possa ser mais efetivo, tendo como aporte teórico principal a epistemologia da História.Referências
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Ceará, 2006. (Cadernos Paulo Freire – v. 4)
Publicado
2016-11-10
Como Citar
GERMINARI, G.; BARBOSA, M. Educação Histórica e Consciência Histórica: Fundamentos e Pesquisa. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 21, p. 21-32, 10 nov. 2016.
Seção
Artigos
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