Produção imaginária e formação humana: implicações para a compreensão da violência
Resumo
Dentre os empecilhos que afetam o desenvolvimento concreto dos processos escolares é possível destacar o fenômeno da violência Nesse contexto, ao partir da premissa de que toda atividade humana é de natureza imaginária, o presente trabalho pretende analisar as dimensões do imaginário e da imaginação, à luz da Psicologia Histórico-Cultural, por conceber estas dimensões como campo frutífero para relacionar e explicar o fenômeno da violência. Esse estudo, ao pautar-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, fundamentalmente bibliográfica, desvelou que a instância imaginária se diferencia e supera o sentido normalmente atribuído à imaginação, porque confere aos homens o poder de transformar a realidade concreta. Portanto, torna-se evidente que a dimensão do imaginário deve ser compreendida através do trabalho tipicamente humano como uma potência criadora, emancipadora do homem e da sociedade, que representa o poder de engendrar o novo e de asseverar a formação humana.
Copyright (c) 2019 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.