Rede Certific: uma experiência de Certificação de Saberes
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a política pública denominada Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada – Rede Certific, tendo em vista os estudos sobre educação ao longo da vida, o conceito de educação experiencial e a perspectiva do reconhecimento e certificação de saberes adquiridos. As diretrizes do programa são analisadas, destacando sua forma de atuação em redes com outras instituições e políticas públicas, além disso, a implementação da política é investigada a partir de um estudo de caso, apontando os desafios enfrentados no decorrer da ação e a ênfase do programa no incentivo ao retorno à escola ao invés da certificação dos saberes adquiridos ao longo da vida. Palavras-chave: Educação ao longo da vida. Educação experiencial. Certificação de saberes. Rede Certific.
Referências
NERI, Marcelo. Os motivos dos sem escola. Conjuntura Social, São Paulo, p.50-53, abr. 2009. PAIVA, Jane. Direito à Educação de Jovens e Adultos: concepções e sentidos. In: 29ª REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO - ANPED, 15 a 18 de out. de 2007, Caxambu, 2007. Disponível em:
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