Psicologia, Aprendizagem e os Fundamentos da educação
Resumo
Neste artigo, objetivou-se construir um panorama que oferecesse uma possibilidade de reflexão sobre a contribuição da psicologia, enquanto ciência, para a fundamentação da educação e das práticas pedagógicas. Essa questão se legitima quando constatamos que apesar de os paradigmas da Psicologia não terem sido criados para solucionar problemas pedagógicos, as ideias e teorias psicológicas têm alicerçado muitas práticas no campo educacional. Recorremos ao exame do conceito de aprendizagem em suas diferentes acepções e, nesse percurso, enfatizamos a pertinência da resposta oferecida pela teoria histórico-cultural. Dentre os principais motivos para tal ênfase, apontamos que essa teoria se propõe a compreender a constituição dos processos da linguagem no cumprimento da função de aculturação e humanização, decisiva para a compreensão dos processos educativos. Além disso, concebe o desenvolvimento integral do sujeito humano como um processo culturalmente organizado em que a aprendizagem da linguagem, em contextos de ensino, constitui um momento central.
Palavras-chave: Aprendizagem; Práticas educacionais; Desenvolvimento; Teoria histórico-cultural.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.