Possíveis Contribuições no ensino Superior em Fisioterapia
Resumo
A formação continuada é a busca de conhecimentos que supram as necessidades da ação docente, que visa à mudança do educador através de um processo crítico e reflexivo, rumo à autonomia profissional. O professor pode ser agente ativo de sua prática pedagógica, produzindo conhecimentos necessários para intervir em sua realidade. Inicialmente, este ensaio reflete sobre as possíveis formas de instigar os docentes para sensibilizá-los para uma prática pedagógica sistematizada e não apenas uma tarefa que se realize amadoramente, promovendo assim um pensamento integral em saúde e progressista na educação, pois sempre são necessárias reflexões sobre o fazer para depois transformar este fazer. Após a sensibilização dos docentes quanto às suas práticas pedagógicas e as suas concepções em saúde apresenta-se uma proposta de trabalho centrada no aluno e numa concepção de saúde integral. Desta maneira, os alunos perceberiam o contexto do estudo com um significado diferente e desenvolveriam a emancipação do ser humano, a humanização.
Palavras-chave: Fisioterapia. Formação continuada. Ensino Superior.
Referências
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.