Discursos sobre currículo em Dissertações no âmbito do tema educação do campo
Resumo
Correntes teóricas sobre currículos têm características próprias, nem sempre com limites entre elas bem delineados, coexistindo sombreamento conceitual. Em face disto, conceitos, escolhas teóricas, autores referenciados e discursos sobre currículos, nos vários trabalhos e segmentos da educação, apresentam produções com difusas abordagens, o que se repete nos estudos sobre currículos na educação do campo. Partindo destes dois objetos, currículo e educação do campo, este trabalho busca identificar e caracterizar, frente às teorias de currículo, visões e conceitos presentes em dissertações produzidas em programas de pós-graduação no Brasil, em um recorte específico de currículos na educação do campo. Foram selecionados 14 trabalhos do banco de dissertações da CAPES para as reflexões. Os resultados mostraram que o hibridismo de teorias se faz muito presente, em especial de teorias críticas e pós-críticas, com uso de conceitos e autores que permeiam ambas teorias sem prejuízo aos conceitos e discursos adotados. Entretanto, ao investigarem o currículo na escola do campo, pela ótica da ação docente, relações com a comunidade, ação pública ou planejamento, a maioria destes trabalhos constatou distanciamento entre realidade encontrada nos campos de pesquisa e correntes teóricas consideradas adequadas pelos autores das dissertações.
Palavras-chave: Currículo. Educação no Campo. Produção Acadêmica.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.