Formação Continuada Didático-Pedagógica no Contexto da Docência Universitária: o que dizem as pesquisas da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) no Período de 2005 a 2015
Resumo
Na intenção de conhecer o que vem sendo pesquisado sobre formação continuada didático-pedagógica no contexto da docência universitária, realizamos uma pesquisa do tipo estado do conhecimento nos GTs 4, 8 e 11 da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) no período de 2005 à 2015. A organização e análise do material coletado nos GTs da ANPEd se deu de acordo com a proposta de Bardin (2002), obedecendo às três fases da análise: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Os achados revelam que ainda são poucas as pesquisas que se debruçam sobre esse objeto. Com as leituras dos trabalhos publicados nos GTs da ANPEd, pudemos perceber que as pesquisas são unânimes quando se referem à importância da formação pedagógica para o professor universitário, no entanto, também apontam para a necessidade de ainda se avançar muito na questão da formação continuada didático-pedagógica, enquanto uma política consolidada e que faça parte da realidade cotidiana da docência universitária.
Palavras-chave: ANPEd. Docência universitária. Estado do conhecimento. Formação continuada didático-pedagógica.
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