Pensar a educação a partir da sociologia: questões sobre o campo, o habitus e o conhecimento

Resumo

Pensar a educação brasileira a partir da sociologia é a proposta deste estudo. A preocupação da autora é mais compreender as contribuições dos sociólogos na compreensão das atividades fins da educação do que trabalhar suas teorias exaustivamente. Procura-se compreender no estudo como se parte do senso comum e se chega a escolhas científicas, como se dá a relação entre sociologia e educação em termos de contribuições para a construção de conhecimentos contributivos para a prática educativa e finalmente como entender a ação dos professores enquanto um coletivo em suas unidades de ensino.

Biografia do Autor

Maria Paula Rossi Nascentes da Silva, PUC-Rio

Mestre em Educação PUC-Rio

Doutoranda em Educação

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa ForTec - Formação de Professores e Tecnologia

Publicado
2019-11-28
Como Citar
SILVA, M. P. Pensar a educação a partir da sociologia: questões sobre o campo, o habitus e o conhecimento. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 14, n. 38, p. 48-66, 28 nov. 2019.